Pesquisar no site

Contato

Portalimaculada-Juventude

pascom.morungaba@gmail.com

TLC

O TLC é um retiro curto para jovens que participam e também que não participam da Igreja. Aqui em Morungaba este trabalho teve início em novembro de 2006 por iniciativa do Pe. Pio José Braga da Silva que já conhecia o TLC de Piracaia e de Atibaia. Aproximadamente 300 jovens já fizeram a experiência do TLC Morungaba. O TLC resgata jovens que estão afastados da Igreja, promovendo a restauração deles e de suas famílias, trazendo sempre um novo ânimo para a comunidade.
Este movimento não desenvolve atividades diretas para a comunidade, mas é uma experiência para desenvolver nos jovens o desejo de atuar em outras pastorais e movimentos. As atividades do TLC são mais concentradas no mês de agosto quando ocorrem os retiros anuais. Para participar do TLC o jovem deve ter mais de 18 anos e não exige preparação prévia, não é preciso conhecer nada.
Colaboração: Lucas Siconato entrevistou Tiago Laranjeira
TLC  TREINAMENTO DE LIDERANÇA CRISTÃ  Completo
O T.L.C. é um movimento da igreja católica fundado na década de 60 e tem como principal carisma ser a porta de entrada para o jovem na igreja. Nasceu em Campinas, em 1967, com o Padre Haroldo Rahm SJ, um padre nascido no Texas, EUA, hoje naturalizado brasileiro e uma equipe de leigos, composta por jovens e adultos. Após sua criação, como a semente lançada em solo fértil, o movimento espalhou-se por todo o Brasil, além da Itália, Colômbia e Argentina. Com encontros de final de semana, um roteiro sempre atualizado, muito dinâmico, divertido e diversificado, proporciona aos jovens a experiência religiosa, questionamentos psicossociais e emocionais, partilhas e conhecimento do cristianismo e seu apostolado.
A experiência do TLC propicia um profundo contato com Deus, despertando jovens para uma vivência de fé e espiritualidade, refletindo sobre sua vida familiar, profissional e social. Experiência que perdura por toda a vida. A partir de um final de semana inesquecível, muitos jovens engajam-se nas Paróquias, Comunidades, grupos de vivência da fé e tornam-se lideres em suas áreas de atuação e na responsabilidade social diante de uma sociedade injusta e carente de lideres.
Conhecendo um pouco a respeito do Padre Harold Rahm: É um padre americano, nascido em 22 de fevereiro de 1919 em Tyler, Texas, EUA e ordenado jesuíta em 14 de junho de 1950, tem como lema de vida É preciso viver a vida com alegria! e tem a sua vida marcada por obras e projetos que visam proporcionar um mundo mais justo entre os homens. Quando Padre Harold saiu do Texas, fronteira com o México deixou por lá uma obra social já grandiosa na área subdesenvolvida da cidade de El Paso. Chegou ao Brasil em 1964 e começou a trabalhar com o Cursilho de Cristandade em Campinas, chegando a ser diretor espiritual do mesmo  inspiração inicial para a criação de um curso para a juventude, combinando técnicas dos Exercícios Espirituais de St. Inácio, da Congregação de Maria, da Legião de Maria, da Ação Católica, documentos do Concílio Vaticano II e do movimento Search for Christian Maturity. Ele criou a Instituição Pe. Haroldo que é referencia no tratamento e prevenção da drogadicção de jovens, adultos e crianças, homens e mulheres e ainda atua trabalhando com crianças e adolescentes em situação de risco.

Os Padroeiros do TLC

Nossa Senhora de Guadalupe: Num sábado, no ano de 1531, um indígena que, de seu lugarejo caminhava para a Cidade do México, a fim de participar da Catequese e da Santa Missa, quando estava na colina de Tepeyac perto da capital, Maria apareceu ao recém-convertido, Juan Diego (João Diogo), que já atualmente fora canonizado pela Igreja, e suplicou-lhe que fora até o bispo, pedindo para que naquele lugar fosse construído um Santuário para a Honra e Glória de Deus. O bispo local, usando de prudência, pediu um sinal da Virgem ao indígena, que somente na terceira aparição foi concedido. Foi quando Juan Diego foi buscar um sacerdote para o tio doente: Escute, meu filho, não há nada que temer, não fique preocupado, nem assustado. Não tema essa doença, nem outro qualquer dissabor ou aflição. Não estou eu aqui, ao seu lado? Eu sou a sua Mãe dadivosa. Acaso não o escolhi para mim e o tomei aos meus cuidados? Que deseja mais do que isto? Não permita que nada o aflija ou o perturbe. Quanto à doença do seu tio, ela não é mortal. Eu lhe peço, acredite agora mesmo, porque ele já está curado. Filho querido, essas rosas são o sinal que você vai levar ao bispo. Diga-lhe em meu nome que, nessas rosas, ele verá minha vontade, e a cumprirá. Você é meu embaixador e merece a minha confiança. Quando chegar diante dele, desdobre a sua tilma (manto) e mostre-lhe o que carrega, porém, só em sua presença. Diga-lhe tudo o que viu e ouviu, nada omita... O bispo viu não somente as rosas, mas o milagre da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, pintada prodigiosamente no manto do humilde indígena. Ele levou o manto com a imagem da Virgem para a capela, e ali, em meio às lágrimas, pediu perdão a Nossa Senhora. Uma linda confirmação deu-se quando João Diego fora visitar o seu tio, que sadio narrou: Eu também a vi. Ela veio a esta casa e falou a mim. Disse-me também que desejava a construção de um templo na colina de Tepyac e que sua imagem seria chamada de Santa Maria de Guadalupe, embora não tenha explicado o porquê. Diante de tudo isto muitos se converteram e o santuário foi construído. Disse o Papa Bento XIV: Nela tudo é milagroso: Uma Imagem que provém de flores colhidas num terreno totalmente estéril, no qual só podem crescer espinheiros... Uma imagem estampada numa tela tão rala que através dela pode-se enxergar o povo e a nave da Igreja... Deus não agiu assim com nenhuma outra nação.
São Pedro: Seu nome de nascimento era Simão, nasceu em Betsaida, na Galiléia. Filho de Jonas, Simão era pescador, casado, e mantinha uma pequena frota de barcos pesqueiros, juntamente com seu irmão André, e com Tiago e João. Durante um período de baixa estação de pesca, André encontrou Jesus e comentou com seu irmão a respeito do Messias. Simão quis conhecer Jesus, e este o elegeu como um de seus escolhidos, nomeando-o Pedro, que significa pedra, rocha. A partir deste dia, Pedro deixou de ser pescador de peixes, para se tornar pescador de homens. Por isso, Pedro foi escolhido por ser o primeiro homem líder de nossa igreja, com esta personalidade tão forte que nos inspira
Colabração: Thiago Laranjeira